Cuidados essenciais

A brasileira é culturalmente uma mulher vaidosa. Com maior acesso aos cosméticos, elas estão cada vez mais mergulhadas no universo dos cremes, esmaltes, loções e muito mais

Estar bonita, de bem com a vida, realizada nos âmbitos profissional e pessoal são coisas que, com certeza, não saem da lista de desejo da mulher brasileira. Vaidosa por natureza, vem contribuindo para a plena ascensão do setor de higiene e beleza no Brasil, há anos.

A cultura do corpo bonito, pele, cabelos e unhas saudáveis ajudam a movimentar a economia. Tanto que o Brasil se consolidou como o terceiro maior mercado mundial de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC)

 “A mulher brasileira é uma das que mais se preocupa com a beleza no mundo. Por isso que, cada vez mais, as indústrias lançam novidades e investem em nosso País. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a expectativa de crescimento para a indústria cosmética, em 2014, era de 11,8%, o que significa faturamento das empresas do setor na casa de R$ 42,6 bilhões”, diz a gerente de marketing de Bril Cosméticos, Cristiane Ferreira Fortunatti.

Para ela, o uso de cosméticos influencia diretamente na autoestima feminina. “Quando a mulher está bem cuidada, com cabelos bem tratados, unhas benfeitas, uma boa maquiagem, automaticamente, ela se sente mais confiante e muito mais feminina”, diz.

Corpo e cabelos são as áreas mais valorizadas pelas mulheres, segundo a farmacêutica e diretora da RTK Indústria, Romy Tokarski Gaya. “Ela está sempre atenta aos lançamentos e às novidades e não deixa de se cuidar, procurando soluções caseiras quando não consegue ou não pode adquirir um produto que deseja. O Brasil é um grande mercado consumidor e a mulher é a maior responsável por isso. Com o aumento do poder aquisitivo nos últimos anos, os gastos com a beleza aumentaram. O segmento em que a brasileira mais gasta é o de cabelos e pele bronzeada, o que reflete no corpo como um todo. A brasileira precisa se sentir bonita e valorizada”, comenta.

Categorias de produtos mais valorizadas pela mulher

• Xampu, condicionadores, leave in, máscaras de tratamento.
• Sabonetes líquidos.
• Sabonetes íntimos.Screen Shot 2015-02-24 at 12.25.34 PM
• Tônicos de limpeza.
• Espumas faciais e loções demaquilantes.
• Cremes anticelulite.
• Géis termorredutores.
• Géis esfoliantes.
• Esmaltes.
• Dermocosméticos.
• Tinturas e colorações para cabelos.
Fonte: farmacêutica e diretora da RTK Indústria, Romy Tokarski Gaya

E pelo jeito, esse cenário tendo a se manter positivo. Para a psicóloga, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Cristiane Moraes Pertusi, o momento cultural com pleno e amplo acesso à mídia faz com que se propaguem com maior velocidade os paradigmas e exigências do modelo de beleza esperado.

“Os padrões de modelo de corpo e demais estilos de comportamento relacionam-se a uma época em que “estar de acordo” interfere muito na autoestima dos jovens. É na adolescência que a autoestima e autoconfiança necessitam de aprovação externa do meio social e, portanto, o que é ditado pelo modismo tem tanta influência”, diz.

Para ela, a busca pela beleza é positiva como estímulo para o autocuidado, porém não pode se transformar em algo torturador ou que impeça que a pessoa se aceite de maneira natural, com suas características pessoais.

A beleza natural da brasileira também é observada pelo mundo e falar sobre este assunto já virou parte da cultura do País. “O corpo, o sorriso e a empatia da brasileira são comentados e almejados no mundo inteiro. Por isso, ela capricha na saúde física, cuida da pele, dos cabelos e das unhas.
A imagem é sim um importante cartão de visita na concepção das brasileiras, mas hoje, com a maior acessibilidade à informação, elas estão muito dedicadas a cuidar também da beleza de dentro para fora. Priorizam a saúde e assim têm uma imagem saudável e bonita como consequência. A beleza vinda dos cuidados da saúde física é permanente”, comenta a maquiadora oficial da LUMI Cosméticos, Natália Antunes.

Ranking de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(HPC) mais consumidos na farmácia

• Fralda descartável infantil.
• Desodorante.Screen Shot 2015-02-24 at 12.32.51 PM
• Bronzeador.
• Tintura e rejuvenescedor para cabelos.
• Pós-xampu.
• Xampu.
• Creme para a pele.
• Sabonete.
• Fralda descartável para incontinência.
• Absorvente higiênico.
Fonte: farmacêutica e diretora da RTK Indústria, Romy Tokarski Gaya

Benefícios múltiplos

Não basta ser creme, precisa ter algo a mais, benefícios extras, ativos diferenciados. Com maior acesso aos produtos de beleza, a mulher também está mais exigente, informada e valoriza cosméticos que tenham mais do que uma textura e perfume agradáveis.

Ela quer produtos que realmente deem resultado e, assim, os dermocosméticos passaram a ser uma categoria de desejo para mulheres que querem ou sentem a necessidade de se cuidar de forma diferenciada; com produtos mais específicos para o seu tipo de pele.

Os dermocosméticos atuam de forma mais precisa na prevenção e tratamento e, por isto, são mais caros que o simples cosmético. Eles têm um público-alvo um pouco mais maduro”, comenta Romy. Ela ainda destaca que, hoje, as mídias sociais influenciam muito na escolha do produto de beleza.

“O que os outros estão usando e o que acham de determinado produto influenciam diretamente na escolha. A televisão ainda representa uma importante influência, mas está perdendo espaço. Além disso, a experiência de compra no ponto de venda (PDV) ainda interfere muito. No local, a especialista consegue mudar a escolha da cliente, introduzir novos produtos na rotina de beleza e, principalmente, surpreender a consumidora. A beleza é associada ao glamour, à valorização da mulher. Ela precisa se sentir valorizada pela marca”, diz.

O custo-benefício e a adição de vitaminas aos produtos, por exemplo, também são elementos valorizados pela mulher ao escolher marcas e produtos. “As brasileiras procuram por itens com matérias-primas que tragam benefícios para sua saúde física. Por exemplo, maquiagem com filtro solar e xampu e condicionadores com complexos vitamínicos. A fixação e a durabilidade dos produtos também são quesitos importantes para a escolha. Praticidade, em muitas regiões do País, também é um fator fundamental, por exemplo, os produtos com diferentes funções e apelos, como os BB e CC Cream, os Duo Base”, diz Natália.

Produtos que não agridam o meio ambiente, não testados em animais, sem sal e parabenos também ganham destaque entre as escolhas do público feminino; nestes casos, a mulher estende estas escolhas à compra de produtos para a família.

Outro segmento adorado pelas mulheres é o de esmaltes. Segundo Natália, desde meados de 2005, o mercado voltado para unhas se tornou um verdadeiro sucesso no Brasil. “Caiu mesmo no gosto das brasileiras. As diversificadas cores e texturas são as principais razões para tamanho sucesso. A secagem ficou infinitamente mais rápida e a durabilidade aumentou. A tecnologia trouxe, para a indústria, matérias-primas sofisticadas com uma grande variedade de produtos para tratamento das unhas. O uso de vitaminas nas composições e até mesmo a substituição de corantes pelos orgânicos trouxeram mais saúde para esse mercado”, conta a maquiadora da LUMI Cosméticos.

A categoria de higiene íntima é outro cuidado específico e valorizado pelas mulheres. Segundo Cristiane, de Bril Cosméticos, observa-se que cada dia mais o mercado vem investindo em novas tecnologias para os sabonetes íntimos. “É um mercado que cresce muito pela preocupação da mulher com esse cuidado. Mas não podemos deixar de falar de hidratação, nós vivemos em um país tropical, com vários tipos de pele e a grande predominância é a pele seca/ressecada, então a hidratação do corpo e dos cabelos sempre esteve presente como necessidade. Sem contar que são as duas coisas mais aparentes em uma mulher, ou seja, a preocupação é redobrada”, comenta.

Autor: Adriana Bruno

Público feminino

Edição 267 - 2015-02-01 Público feminino

Essa matéria faz parte da Edição 267 da Revista Guia da Farmácia.

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