A nata do varejo

Ranking formulado pelo Ibevar mostra quais são as empresas varejistas mais eficientes do mercado e as mais bem comentadas entre os consumidores por meio on-line

Do total de consumo de bens no Brasil, 30% está relacionado às 120 empresas varejistas de maior faturamento no País, segundo o Ranking Ibevar, divulgado em agosto último. Juntas, elas faturaram mais de R$ 424 bilhões em 2014, o que representa um crescimento de 11,8% em relação ao ano de 2013. O percentual mostra uma desaceleração, quando comparado com o crescimento obtido entre 2012 e 2013, que chegou a 13%. 

O setor de Super, Hiper e Atacado ainda possui as companhias mais rentáveis do País, com Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour e Grupo Walmart ocupando as três primeiras colocações da lista, respectivamente. Completando o grupo das cinco maiores do País estão representantes do grupo de eletroeletrônicos e móveis – Lojas Americanas e Magazine Luiza, nesta ordem. 

Entre as gigantes que mais faturam, também estão algumas representantes do setor farmacêutico. A mais bem colocada é a Raia Drogasil, que ocupa a 10ª posição, seguida pelo grupo DPSP, na 11ª. Mais atrás, surgem Farmácias Pague Menos (17ª), Brasil Pharma (22ª), Drogaria Araújo (62ª), Drogarias Catarinense (72ª), Drogaria Nissei (73ª), Extrafarma (76ª) e Drogaria Onofre (119ª). Além das redes, a Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos também aparece entre as maiores empresas do Brasil, na 40ª colocação. 

Quando analisada mais de perto a lista das varejistas que mais faturam dentro do ramo farmacêutico, é possível enxergar a representatividade do setor. As empresas do ramo de farmácia – juntamente à rede O Boticário, que foi colocada na mesma categoria pelos realizadores do estudo – representam 9,3% da soma do faturamento total das 120 maiores empresas do País. Em 2014, essas varejistas conseguiram aumentar em 14,1% o faturamento, índice superior a todos os outros segmentos analisados, com exceção de moda e esporte, que faturou 15,3% a mais. 

Eficiência acima de tudo

Esta já é a 5ª edição do Ranking Ibevar, mas, neste ano, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) foi além da análise do faturamento para construir a pesquisa, a fim de fornecer informações ainda mais completas das companhias que lideram a atividade de varejo no País. Um das novidades é o Ranking de Eficiência Produtiva, que considerou fatores, como produção, número de empregados e o número de lojas, para apurar as empresas mais eficientes de cada segmento do varejo. 

A análise conjunta de todos os setores leva à conclusão de que quanto à produtividade por funcionário, o desempenho das empresas não varia muito. “A atividade do varejo é muito similar, independente do que se venda”, avalia o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo. Já os índices de produtividade por loja apresentam variações significativas. “A tecnologia de operação adotada faz muita diferença.” 

Ao analisar somente as empresas de varejo farmacêutico, chama a atenção a baixa produtividade por funcionário de todas as redes inclusas no ranking. Já a produtividade por loja apresenta resultados interessantes. A Drogarias Catarinense, por exemplo, que não configura entre as primeiras em faturamento, apresenta o melhor índice de produtividade por loja, enquanto o Grupo DPSP – destaque em lucro bruto – não teve bom desempenho quanto ao rendimento no ponto de venda (PDV). 

As mais bem faladas

Outra novidade da pesquisa de 2015 foi a criação do Ranking Imagético, feito em parceria com a Epistemics. Para a realização do estudo, foram analisadas duas milhões de mensagens espalhadas pelas redes sociais – Facebook, Twitter, Google, Instagram, Tumblr, YouTube e WordPress, que citavam as 30 empresas com maior faturamento do País. Com a ajuda de recursos de linguística, tecnologia da informação e estatística, foram separadas aquelas mensagens de conteúdo positivo. Assim, foram levantadas as companhias mais bem faladas pelos consumidores nas mídias digitais. São elas: Magazine Luiza, Leo Madeiras, O Boticário, C&C e Telha Norte. 

As redes farmacêuticas Raia Drogasil, Drogaria São Paulo e Pague Menos aparecem entre as primeiras colocadas do Ranking Imagético, no entanto, com pontuação bem abaixo da primeira colocada. Enquanto Magazine Luiza tem índice máximo de 100, as varejistas do setor farma não fizeram mais que 15,4 pontos na análise de densidade imagética parcial (somente comentários positivos). 

Um desdobramento desse ranking avaliou ainda quais companhias tinham maior difusão imagética. Ou seja, qual empresa tinha um maior número de mensagens positivas compartilhadas nas redes sociais. Na liderança da lista, está a Pague Menos, com índice máximo de 100. Drogaria São Paulo (65,4) e Raia Drogasil (64,1) são as outras varejistas farma mais bem colocadas. Já quando o número de comentários positivos e o grau de compartilhamento são combinados, em um ranking chamado de Densidade Imagética Total, o desempenho do varejo farma volta a cair. A Pague Menos surge bem longe do índice ideal de 100, com apenas 24,7 pontos. Raia Drogasil (22,9) e Drogaria São Paulo (22,9) vêm em seguida. 

Dados da pesquisa Total Retail 2015, realizada pela PWC, mostram a necessidade urgente dessas empresas melhorarem seus posicionamentos na esfera virtual. Segundo o estudo, 77% dos brasileiros dizem que se relacionar com uma empresa nas redes sociais influencia na decisão de compra.

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Autor: Flávia Corbó 

Análise clínica

Edição 274 - 2015-09-01 Análise clínica

Essa matéria faz parte da Edição 274 da Revista Guia da Farmácia.

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