Curitiba sedia a 12ª edição da Abradilan Farma

Mais uma vez, o Espaço do Conhecimento foi um dos destaques da feira, com a Farmácia Conceito e renomadas palestras 

Para discutir avanços e apresentar novidades nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, representantes do setor farmacêutico compareceram ao Expotrade Convention Center, em Curitiba (PR), nos dias 16, 17 e 18 de março. Entre os presentes estavam empresários da indústria farmacêutica, distribuidoras de medicamentos, proprietários de farmácias, além de profissionais de segmentos afins, como Higiene e Beleza (H&B), empresas de tecnologia e automação de farmácias, fabricantes de produtos para saúde, entre outros.

Apesar da crise econômica que tem abalado o País de forma significativa, os afiliados da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), organizadora do evento, alcançaram um faturamento de R$ 11,6 bilhões e movimentaram 700 milhões de unidades de medicamentos em 2015. O montante representa um crescimento de 18,1% em relação ao ano de 2014; já o volume de unidades vendidas aumentou em 10,5%. 

O interesse em manter esse ritmo fez com que a feira reunisse mais de 100 marcas. Durante os três dias de evento, expositores e visitantes puderam estreitar o relacionamento, promover a realização de novos negócios, abrindo as portas de um grande mercado para indústrias e empresas que queiram ampliar sua atuação no canal farma.


Cases de destaque

Laboratórios são a maioria entre os expositores das feiras do setor farmacêutico. O Grupo Natulab revelou a expectativa de alcançar R$ 23 milhões em novos negócios, durante o evento. O novo presidente da companhia, Wilson Borges, fez sua primeira participação pública no estande e, na sequência, ofereceu um jantar exclusivo para clientes e distribuidores no Espaço Taboo. “Nosso objetivo é fazer do Grupo Natulab uma das dez principais empresas da indústria farmacêutica até 2018”, declarou.

Já o laboratório Teuto apresentou a nova edição do projeto de treinamento Seu Negócio Mais Lucrativo, com visitas agendadas para todas as regiões do Brasil até o fim de 2016. “Os mais recentes números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o varejo farmacêutico vive um momento desafiador. Por isso, muitos farmacistas têm nos procurado para conhecer o projeto, que oferece técnicas de gestão farmacêutica”, explicou o coordenador de treinamento do Teuto e responsável pelo projeto, Cláudio Louzada.

Devido ao crescimento expressivo que os produtos de beleza e bem-estar têm trazido às farmácias brasileiras, neste ano, essas categorias chegaram com força. Cientes de dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que mostram que o brasileiro destina 2% do seu orçamento à compra de produtos de H&B, movimentando US$ 43,5 bilhões em 2014, empresas aproveitaram a Abradilan Farma para se lançar no varejo farmacêutico. 

É o caso da La Vertuan, empresa brasileira com sede em Santa Catarina, que atua no segmento de dermocosméticos para esteticistas há 25 anos. A primeira linha home care foi apresentada durante a Abradilan Farma. De acordo com a diretora de marketing, Liana Vertuan Gonçalves, o foco da marca é distribuir primeiramente para as farmácias. “Apostamos na feira Abradilan para fechar negócios com parceiros para disponibilizar produtos em todo o País.”

A linha de lançamento no varejo farmacêutico é toda voltada para homens. A princípio pode soar arriscado, mas dados de mercado demonstram o contrário. Segundo o instituto Euromonitor, o Brasil será o maior mercado de beleza masculina do mundo até 2019. O aumento médio desses produtos será de 7,1% a cada ano. Somente em 2015, foram movimentados US$ 5 bilhões, o que representa uma alta de 7,1% sobre 2014. 

Outro grande destaque da 12ª edição da Abradilan Farma foi o mercado de nutracêuticos (probióticos, proteínas, extratos de plantas, minerais, vitaminas, fibras, bebidas funcionais, suplementos, cuidados pessoais). A categoria cresce ano a ano, por isso, as empresas investem cada vez mais para atender à demanda dos consumidores por mais qualidade de vida. De acordo com o relatório publicado pela MarketsandMarkets, estima-se que o mercado de ingredientes nutracêuticos crescerá de US$ 23,8 bilhões, em 2013, para US$ 33,6 bilhões em 2018.

Captura de Tela 2016 04 19 as 11.23.13

Espaço do Conhecimento

Nem só de negócios é feita a Abradilan Farma. Os visitantes também têm muitas oportunidades de adquirir novos conhecimentos. Nessa área, um dos destaques é o Espaço do Conhecimento, que marca presença no evento pela quarta vez consecutiva. O projeto é desenvolvido pela Contento Comunicação e tem como objetivo disseminar conteúdos estratégicos aos profissionais que atuam no varejo farmacêutico, oferecendo aos visitantes a possibilidade de interagir com uma área de exposição especializada, embasada na metodologia de Gerenciamento por Categorias (GC): a Farmácia Conceito.

Dentro de um ponto de venda montado com a correta exposição do mix de produtos e com mobiliário inovador e inteligente, os varejistas puderam observar na prática conceitos de ambientação e layout de loja, comunicação visual, gestão por categorias, exposição e merchandising. 

Os visitantes que passaram pelo Espaço do Conhecimento também puderam acompanhar palestras gratuitas ministradas por consultores reconhecidos no setor, sobre temas relevantes para o dia a dia dos varejistas. No primeiro dia, a farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia, do Paraná (CRF-PR), Gladys Marques, falou sobre o diferencial da prestação de serviços clínicos em farmácias.

Em seguida, o consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento, Marcelo Cristian Ribeiro, apontou alguns caminhos para a redução de custos e motivação da equipe em tempos de crise. Parceiro do Espaço do Conhecimento desde o início da empreitada, ele estava feliz por mais um ano de participação. “O Espaço do Conhecimento é o palco onde os melhores conhecedores do mercado farmacêutico se encontram. Aqui, os palestrantes são vistos, lembrados e a repercussão no Brasil após a palestra é ótima. Os clientes realmente vão ao local.” O primeiro dia de evento terminou com o Dr. Leandro Matias demonstrando os diferenciais das escovas dentais Curaprox.

Novidades aprovadas

No segundo dia da Abradilan Farma, o Espaço do Conhecimento recebeu a esperada palestra da consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, que falou sobre oportunidades no momento de crise. “Os últimos anos não têm sido bons para o mundo economicamente falando e menos ainda para o Brasil; mas aprendi, nestes longos anos de carreira, que, em momentos de crise, há muitas oportunidades a agarrar.” 

Para ajudar o varejista a repensar o negócio, tomar atitudes e sair em busca de novas soluções, a palestrante fez um “passeio” pelas oportunidades, ao falar de layout, mix e reorganização do negócio. “O mundo atual vive de informações e elas têm de se transformar em prática com agilidade: quem tem a informação correta tem o poder de transformar o seu negócio.”

Além da palestra, Silvia aproveitou a presença no Espaço do Conhecimento para lançar o livro Liderança para Todos, produzido pela Contento Comunicação e pensado para inspirar pessoas a reciclar ou a iniciar o desenvolvimento da liderança. “Esse livro foi pensado desde 2014; é fruto de muitas indagações nas minhas consultorias que sempre pedem dicas sobre liderança e formação de equipes. Penso que ele vai trazer em um único exemplar várias coisas interessantes, como conceitos básicos; frases, assuntos consagrados e dicas sobre como liderar, além de um layout diferenciado e inovador.” 

O Espaço do Conhecimento teve também a palestra da mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), analista da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e coordenadora da Carteira de Comércio Eletrônico do Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Natália Bertussi, estreante no projeto. “Quis mostrar como está a participação das farmácias em relação a outros segmentos do varejo, em sua participação no comércio eletrônico, pois, atualmente, não podemos falar em crescimento sem falar deste setor.”

Outro profissional que estreou no palco do Espaço do Conhecimento foi Fernando Sales, do Grupo Buzatto’s, que atua há dez anos com projetos de gestão de marketing e vendas. Nesse período, atuou junto a mais de 600 drogarias e farmácias de manipulação na implementação do Programa Farmácia Atual e proferiu mais de 100 palestras sobre “Cenários e tendências do varejo farmacêutico”. Com a experiência, pode passar dados certeiros sobre a necessidade de inovação na gestão de loja. 

Autor: Flávia Corbó 


Reajuste dos medicamentos

Edição 281 - 2016-04-01 Reajuste dos medicamentos

Essa matéria faz parte da Edição 281 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário