Atividades diárias e semanais do balconista

O balconista é responsável pelo atendimento ao cliente, principalmente no balcão. Ele pode oferecer algumas orientações sobre o uso do medicamento e também contribuir para a venda de produtos correlatos 

Atividades diárias e semanais

Diárias

• Manter-se atualizado sobre todas as normas, instruções e os procedimentos definidos pela empresa e sobre a sua área de responsabilidade. 

• Apresentar-se devidamente uniformizado cuidando de sua postura e aparência pessoal. 

• Manter bom relacionamento com superiores e colegas de trabalho, colaborando para que haja união, harmonia e trabalho em equipe. 

• Oferecer ajuda aos clientes que estejam junto à área de autosserviço procurando algum produto. 

• Esclarecer dúvidas dos clientes com relação a produtos existentes em sua loja, como localização, posologia, entre outros. 

• Informar os clientes sobre formas de pagamento, descontos, etc. 

• Fornecer informações aos clientes, encaminhando-os a um colega capacitado, caso não saiba fornecer a informação desejada. 

• Encaminhar o cliente à gerência, caso o procedimento não seja de seu conhecimento ou competência. 

• Manter a gerência informada sobre a procura de produtos que a loja ainda não comercializa e aqueles que estão em falta.

• Procurar conhecer os medicamentos, mantendo-se atualizado sobre novos lançamentos. Estar atualizado sobre os produtos que estão em oferta para melhor informar aos clientes. 

• Orientar o cliente sobre medicamentos de referência; genéricos, similares, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e outros. 

• Manter cuidado na leitura de receitas médicas, olhando sempre a frente e o verso da receita e consultar a gerência ou o farmacêutico sempre que tiver dúvida na leitura da mesma. 

• Efetuar a venda de produtos controlados, observando todos os cuidados necessários, inclusive mantendo o armário permanentemente fechado à chave e sempre em local reservado. 

• Efetuar a conferência, limpeza, guarda e arrumação dos produtos nas armações, gôndolas e demais locais da loja de acordo com a ordem estabelecida. 

• Guardar os medicamentos, respeitando a ordem de vencimento, ou seja, colocar na frente os produtos com data de validade próxima, para que sejam vendidos primeiro (sistema PEPs – Primeiro que entra, Primeiro que sai – é um método que produz ou arruma conforme a demanda de vendas. Assim pode-se dizer que: à medida que as mercadorias são vendidas, se dá baixa e se expedem as primeiras compras, ou seja, vendem-se primeiro as primeiras unidades fabricadas/produzidas, ou com validade mais antiga). 

• Verificar os prazos de vencimento/validade dos produtos comunicando à gerência, em caso de irregularidades. 

• Recolher da área de vendas os produtos invendáveis, amassados, vazados e outros. Conhecer normas e procedimentos sobre como proceder em caso de quebras de produtos, falta de etiquetas de código de barras e outras de interesse para sua função. 

• Colaborar na inspeção das diversas áreas da loja para que sejam evitados furtos, sinistros, manter a organização e a arrumação de seu local de trabalho, evitando deixar materiais fora do lugar a eles destinados. 

• Oferecer cestas aos clientes para que eles possam carregar os produtos até o caixa. 

• Ao final do expediente, após deixar tudo em ordem e perguntando à gerência se precisa de mais alguma coisa, informar que está se retirando do local de trabalho. 

• Executar outros serviços, quando solicitado pela gerência. 

Semanais

• Manter atualizadas e em ordem todas as etiquetas de gôndola de medicamentos e produtos da seção de sua responsabilidade. 

• Providenciar para que todos os demais produtos expostos estejam sinalizados com as etiquetas
de gôndola. 

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Edição 286 - 2016-09-01 Opção de escolha

Essa matéria faz parte da Edição 286 da Revista Guia da Farmácia.

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