Na era dos serviços farmacêuticos

Inovação e tecnologia são a chave para a melhora da qualidade de vida da população mundial, que passa a contar com recursos eficientes e seguros

Sem dúvida, o papel do farmacêutico nunca foi tão valorizado. A obrigatoriedade desses profissionais nas farmácias trouxe mais segurança ao consumidor e, também, um novo significado a esses estabelecimentos, que deixam, aos poucos, de ser meramente comerciais.

Mais do que vender medicamentos, os farmacêuticos devem dispensá-los com responsabilidade e serem incentivadores da adesão ao tratamento, seja com informações ou programas que auxiliem na aquisição desses produtos.

Aliás, em 2014, a Lei 13.021 trouxe um novo marco para a saúde, definindo as farmácias como estabelecimentos prestadores de serviços, destinados a oferecer assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação em saúde. Com as novas normas, passaram a ser obrigação dos profissionais da área, o acompanhamento farmacoterapêutico, à orientação sanitária e à manutenção do perfil farmacoterapêutico dos pacientes.

Nesse sentido, algumas farmácias, especialmente as grandes redes, começam a se destacar com novos projetos que visam a um melhor atendimento ao consumidor.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) deu início, em 2013, ao projeto “Assistência Farmacêutica Avançada”, a fim de construir, para suas redes associadas, um modelo de serviços farmacêuticos, trazendo, dos países desenvolvidos para o Brasil, o que há de melhor e mais inovador nesta área, adaptado à realidade e às necessidades dos brasileiros.

Para compor o programa, foram criados oito serviços que visam atender às demandas de saúde dos pacientes. Entre eles: Hipertensão em Dia, Diabetes em Dia, Colesterol em Dia, Revisão da Medicação, Autocuidado, Imunização, Parar de Fumar e Perda de Peso. Acompanhe, a seguir, os resultados de algumas farmácias que aderiram a essa iniciativa.

Clinic Farma – Pague Menos

O espaço de atendimento farmacêutico da Pague Menos, denominado Clinic Farma, surgiu em 2014, com a implantação de uma “sala-piloto”, contribuindo com o projeto da Abrafarma.

“As Farmácias Pague Menos, em iniciativas anteriores, já traziam a Atenção Farmacêutica como diferencial. Mas com as novas possibilidades legais de implantação das salas para o serviço farmacêutico, mais uma vez, inovamos no cuidado de nossos clientes”, conta a coordenadora técnica farmacêutica da Clinic Farma e do SAC Farma, Cristiane Feijó.

Hoje, já são mais 400 salas funcionando – seguindo as regras da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 44/09 – em todo o País e o Clinic Farma deve ser implantado nas novas filiais do grupo. Somente em 2015, foram atendidos 22.083 clientes e, em 2016, até setembro, foram registrados quase 189 mil atendimentos, comprovando a grande aceitação do público.

“A evolução vem sendo gradativa. À medida que a população conhece o cuidado farmacêutico, a procura aumenta. Cada vez mais, novos clientes buscam esses serviços nas Farmácias Pague Menos”, comenta Cristiane, acrescentando que são sete serviços oferecidos: Perda de Peso, Hipertensão em Dia, Diabetes em Dia, Autocuidado, Revisão da Medicação, Parar de Fumar e Colesterol em Dia. Na Pague Menos, esse programa é uma cortesia para os clientes das lojas, e funciona como uma forma de garantia de cumprimento do tratamento prescrito.

O atendimento do Clinic Farma é de responsabilidade legal dos farmacêuticos das filiais que atuam referenciados por diretrizes, e eles são importantes na adesão ao tratamento orientado pelo médico. “O farmacêutico realiza o acompanhamento de todos os medicamentos usados pelo cliente, orientando e, principalmente, conscientizando, pois o paciente terá um maior controle da patologia”, mostra Cristiane.

O acompanhamento pode ser diário, semanal ou mensal, e depende da necessidade e disponibilidade do cliente e das metas combinadas para melhoria e controle da saúde por meio do tratamento.

Na visão da coordenadora técnica do programa, serviços como esses enaltecem a profissão do farmacêutico, ao passo em que mostram que ele pode ir muito além das atribuições burocráticas.

“Com esse serviço, o profissional irá mostrar todos os seus conhecimentos sobre os medicamentos e no cuidado à saúde”, comemora Cristiane. Para ela, essas ações também são válidas para desonerar o sistema público de saúde. “O farmacêutico é o profissional que está mais acessível aos clientes, pois é na farmácia que, geralmente, buscam apoio para tratamento de patologias autolimitadas, em que estes profissionais são aptos a realizar um atendimento e prováveis indicações”, analisa.

Além do Clinic Farma, as Farmácias Pague Menos também oferecem o SAC Farma. Nele, os farmacêuticos são ouvidores da empresa e garantem as orientações de saúde por meio de ligação gratuita (0800 2751313). São 18 farmacêuticos e acadêmicos dos últimos anos dos cursos de Farmácia, presentes todos os dias da semana, 24 horas por dia, prontos para esclarecimentos de dúvidas em saúde e medicamentos.

Momento Saúde – Rede Drogal

O Momento Saúde, da Rede Drogal, foi inaugurado em junho de 2016, com o objetivo de realizar o acompanhamento ao tratamento já prescrito pelos médicos.

“São realizados checkups rápidos de saúde, envolvendo aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, controle de peso por meio de orientação sobre alimentação saudável e controle do tabagismo, com ajuda de como parar de fumar. Os resultados são entregues na hora e também ficam disponíveis no site do Momento Saúde e no aplicativo”, conta a farmacêutica responsável da Rede Drogal, Cristina Vasconcelos Pierozzi.

Por enquanto, o projeto está presente em cinco unidades da Rede Drogal de Piracicaba e, nelas, as salas foram construídas e estruturadas para que os farmacêuticos responsáveis possam fazer os atendimentos.

“Elas possuem toda a estrutura necessária e de acordo com a legislação para os atendimentos, como: aparelhos de aferição, mesas, cadeiras, pia, balanças de bioimpedância, entre outros equipamentos para garantir a comodidade dos clientes”, enumera Cristina, reforçando que os atendimentos são realizados por farmacêuticos selecionados e capacitados para garantir a qualidade na prestação de serviços.

Ela reforça que, com as orientações dos farmacêuticos, os clientes ficam mais atentos e preocupados com a prevenção de doenças e o controle das já existentes. E os médicos responsáveis pelo tratamento também podem acompanhar os resultados.

“Todas as informações sobre a saúde são inseridas em um sistema, em que eles acompanham via computador, tablet ou celular, facilitando o compartilhamento com os médicos”, acrescenta. Para participar do Momento Saúde, os clientes devem pagar uma taxa de atendimento, que varia de acordo com o plano escolhido. “O cliente escolhe se quer apenas uma consulta farmacêutica ou um plano de três meses, seis meses e até 12 meses”, explica Cristina.

Para ela, o Momento Saúde valoriza os profissionais da área, ao passo que eles identificam as necessidades do cliente, explicam os motivos para o medicamento indicado, as formas de tomar, posologia, interações medicamentosas, entre outros. “Os farmacêuticos transmitem a confiança necessária para a satisfação das pessoas que procuram as unidades da Rede Drogal”, finaliza.

Saúde em Dia – Drogaria São Bento

Acompanhando esse movimento, em que a assistência farmacêutica tem sido um grande diferencial e uma ferramenta para fidelizar os clientes, a Drogaria São Bento também resolveu apostar numa prestação de serviços diferenciada, por meio do Saúde em Dia.

“O programa oferece serviços farmacêuticos em um espaço privativo e confortável da farmácia, que são os consultórios farmacêuticos”, define a farmacêutica e superintendente da Rede de Drogarias São Bento, Flávia Buainain Thomazi França.

O serviço inclui orientação personalizada sobre medicamentos, testes rápidos de saúde, avaliações preventivas e acompanhamento personalizado. Atualmente, são seis programas oferecidos, passando por: Revisão da Medicação, Diabetes em Dia, Colesterol em Dia, Hipertensão em Dia, Perda de Peso e Autocuidado.

Na São Bento, os serviços farmacêuticos são pagos, sendo que cada consulta custa R$ 30,00 e o paciente tem direito a um retorno. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a controlar melhor seus problemas de saúde e a fazer uso seguro de seus medicamentos, de maneira cômoda, rápida e acessível, com muito carinho e atenção. Fica mais fácil cuidar da sua saúde quando você tem, à sua disposição, um farmacêutico clínico de confiança”, comenta.

Na São Bento, a primeira sala de Atenção Farmacêutica que utiliza esses conceitos foi inaugurada em agosto de 2015 e, hoje, está presente em seis filiais.

“De janeiro até agosto do ano passado, realizamos 1.200 consultas farmacêuticas”, comemora Flávia, afirmando que os farmacêuticos responsáveis pelos atendimentos passam por um programa de capacitação.

Até agora, os resultados são bastante satisfatórios, já que se consegue, de fato, auxiliar os usuários. “Tínhamos uma paciente diabética com glicemia descompensada, pois parou de tomar a metformina. A acometida disse ter suspendido o medicamento, pois estava dando muita diarreia. Foi quando, na nossa orientação, a aconselhamos a alterar o horário de tomar o medicamento e a mesma relatou que a reação desapareceu”, relembra Flávia.

São casos como esse que, segundo a especialista, resgatam a essência da profissão do farmacêutico, que é a de ajudar as pessoas; além de contribuir com a redução dos gastos públicos em saúde.

“Podemos dar o primeiro atendimento ao paciente, avaliando a necessidade de procurar o posto de saúde ou não; e por meio do acompanhamento farmacêutico, podemos reduzir internações por automedicação ou falta de adesão ao tratamento”, conclui.

Conde Clin – Farma Conde

A Farma Conde disponibiliza, dentro de suas unidades, um espaço diferenciado, o Conde Clin, realizado em uma sala de Atenção Farmacêutica, para  acompanhar e orientar clientes a terem uma vida saudável, além de promover ações de controle de algumas doenças.

O serviço vai muito além do balcão, mas não deve ser confundido com um consultório médico. O Conde Clin é feito por um farmacêutico, numa sala personalizada dentro da unidade Farma Conde; sem agendamento prévio, o cliente tem medições gratuitas dos níveis de glicemia e de pressão arterial e recebe orientações de como organizar o uso de medicamentos, principalmente por conta da perigosa interação a que alguns pacientes se submetem ao tomar diversos fármacos simultaneamente.

Criado em janeiro último, o Conde Clin foi idealizado pelo presidente da Farma Conde, Manoel Conde Neto, para prevenção e controle de doenças e, principalmente, orientação do cliente sobre o uso dos medicamentos. “O Conde Clin vai muito além de um simples atendimento na unidade. É um serviço de excelência prestado por um farmacêutico altamente capacitado, já que, geralmente, o médico não tem o aprofundamento farmacológico sobre os princípios ativos dos medicamentos e do comportamento dos agentes químicos no corpo humano. Médico e farmacêutico são funções complementares para a saúde dos pacientes. No Conde Clin, não fazemos atendimento médico, mas o cliente sai satisfeito e confiante por receber uma ajuda do farmacêutico, sabendo que poderá voltar sempre para controlar o seu tratamento médico”, afirma Neto.

Em São Paulo, o serviço-piloto do Conde Clin acontece na loja do bairro da Saúde, que já atendeu mais de 600 pessoas — ou seja, 90 atendimentos por dia, em média. Nas cidades do interior onde o serviço foi testado, a média foi de 20 pessoas por dia. Ao todo, o Conde Clin atendeu 2.030 pessoas em toda a rede desde a inauguração. O principal objetivo do serviço são a prevenção e o cuidado com os clientes em tratamento médico, com os portadores de doenças cardíacas, do sistema circulatório e de diabetes, além de pessoas na terceira idade.

Hoje, a Farma Conde oferece o Conde Clin em 11 lojas da rede, nas cidades de Santos, São Vicente, Taubaté, Aparecida e São José dos Campos, todas no estado de São Paulo. Na Grande São Paulo, o Conde Clin é oferecido em Carapicuíba e Guarulhos, além da loja situada no bairro da Saúde, na capital paulista.

 

Foto: Shutterstock

Farmacêutico na mira

Edição 296 - 2017-07-01 Farmacêutico na mira

Essa matéria faz parte da Edição 296 da Revista Guia da Farmácia.

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