O trabalho Barreiras Não Tarifárias e Barreiras Técnicas às Exportações Brasileiras de Medicamentos para os Países da ALADI, da consultora Silvia V. Fridman, analisa as dificuldades na exportação de medicamentos experimentadas pela indústria farmacêutica instalada no país.
Segundo o estudo, as barreiras comerciais representam os principais fatores impeditivos e desestimuladores ao comércio entre países. De acordo com aConferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), aproximadamente 10% das perdas nas exportações para os países em desenvolvimento são devido à aplicação de Barreiras Técnicas.
O livro aponta a necessidade de uma nova abordagem do setor para resolver o problema e traça um panorama das iniciativas de organismos internacionais e órgãos do governo brasileiro em relação às barreiras, apresentando os respectivos recursos disponíveis para enfrentá-las.