A indústria de medicamentos genéricos faturou US$ 994 milhões no primeiro semestre deste ano, resultado de 45,8% superior ao apurado no mesmo período do ano passado, conforme informações da IMS Health, que audita o setor farmacêutico. E, como aponta a Folha de São Paulo, em receita, o mercado movimentou US$ 7,5 bilhões, cifra 33% maior do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com o vice-presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti, a participação no mercado dos medicamentos genéricos deve chegar a 25% nos próximos três anos. O motivo apontado pelo executivo é o calendário de expiração das patentes de medicamentos nos quais a demanda é mais forte.
Atualmente, há aproximadamente 2.300 medicamentos genéricos em circulação no mercado. Até abril, foram lançados 64 genéricos. E, de acordo com Finotti, os reajustes dos medicamentos genéricos neste ano variaram de 1,5% a 3,5%.