Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Edição 242 - Atuação farmacêutica

242 Jan/2013 Atuação farmacêutica

A edição de janeiro do Guia da Farmácia traz ainda, uma reportagem sobre valorização profissional e dicas para reter talentos. Com a proximidade do feriado mais famoso do Brasil, também vale ler a matéria sobre MIPs para o carnaval, que aconselha manter as gôndolas e o atendimento em dia para os consumidores. Veja mais na revista.

Pronta para o diálogo

dirceu07-desaturada.jpgA Anvisa aperfeiçoou normas regulatórias, reviu algumas decisões e está aberta ao debate com o setor farmacêutico e a sociedade

Leia mais...

Saúde em transição no Brasil

saude-em-transicao-no-Brasil.jpgPaís convive com moléstias típicas de regiões pobres enquanto vê crescer doenças comuns em nações ricas

Leia mais...

Ano próspero e gordo

ano-gordo.jpgPara entrar no novo período com vocação para crescer, o Guia da Farmácia selecionou 15 dicas sobre como elevar os rendimentos

Leia mais...

O risco do abuso

o-risco-do-abuso.jpgAumentar o preço dos medicamentos fora do patamar estabelecido pelos órgãos competentes causa insatisfação no consumidor

 

Leia mais...

Sistema unilateral

unilateral.jpg

Em 2013 todas as farmácias e drogarias do País terão de registrar as vendas de antibióticos no SNGPC

Leia mais...

A arte de ensinar

a-arte-de-ensinar.jpgEmbora desgastante, a missão de propagar conhecimento gera gratificação e orgulho aos farmacêuticos professores

Leia mais...

Extra Edição 242

MIPs sob orientação

MIPs sob orientaçãoFarmacêuticos devem esclarecer as dúvidas dos clientes Leia mais...

Cadastro de antibióticos

Cadastro de antibióticos no SNGPC Farmácias terão de registrar as vendas no sistema da Anvisa

Leia mais...

Atenção farmacêutica

Descarte_de_medicamentosA orientação na dispensação de medicamentos só pode ser feita por profissional responsável

Por Lígia Favoretto

Ao comprar um medicamento, todos os consumidores têm direito à informação. O objetivo é a prevenção, detecção e resolução de problemas, bem como a promoção do uso racional, o que melhora a qualidade de vida do paciente, transformando resultados negativos em positivos.
“Por meio do acompanhamento do tratamento do paciente, o farmacêutico pode ser fundamental para o alcance de melhores resultados, fornecendo orientações, contribuindo na adesão e avaliando a eficácia do tratamento prescrito”, informa Raquel Rizzi, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP. A executiva diz que para que isso aconteça, de fato, é necessário que haja uma relação de confiança e respeito e que o paciente realmente entenda que o estabelecimento farmacêutico é um local de saúde.
O professor Alexsandro Macedo da Silva, coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo, afirma que o farmacêutico é absolutamente capaz de identificar interações medicamentosas, problemas relacionados ao medicamento e resolvê-lo. “Orientar o uso adequado é uma garantia que o usuário evite a automedicação e tenha sucesso na farmacoterapia sugerida pelo prescritor, ajudando que o paciente tenha adesão ao tratamento e evite a complicação do seu quadro clínico ou que apareça outras doenças em decorrência do uso não adequado do medicamento.”
Ao dispensar os medicamentos, o farmacêutico precisa:
• Avaliar a prescrição para verificar se todos os dados necessários, de acordo com a legislação, foram corretamente preenchidos pelo médico ou dentista.
• Realizar uma análise das dosagens e posologia indicada pelo médico e esclarecer corretamente ao paciente a forma de utilização.
• Questionar se o paciente já faz uso de outros medicamentos para poder verificar se existe alguma interação medicamentosa importante que deve ser relatada ao médico.
• Orientar sobre cada tipo de doença.
• Alertar o uso de medicamento em função de algum estado fisiológico alterado.
• Sugerir o acompanhamento farmacoterapêutico para promover a farmacovigilância, identificando reações adversas e outros problemas.
Leia mais...

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br