Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Exclusivo Gestão Layout organizado e chamativo atrai os consumidores

Layout organizado e chamativo atrai os consumidores

gestao 15011
Ferramenta faz com que o consumidor tenha vontade de circular pela loja, segundo especialista

Um dos grandes desafios do varejo hoje, incluindo o farmacêutico, está na criação de estratégias que visam influenciar/inspirar o shopper a comprar, mesmo antes de chegar à loja. E dentro das táticas usadas para alcançar esses objetivos, está a escolha do layout do estabelecimento que passa pela fachada e vai até o projeto de arquitetura e mobiliário interno.

Felizmente, as farmácias, especialmente as grandes redes, avançaram bastante nesse sentido. Hoje, percebe-se que aquela ideia de que os estabelecimentos do setor serviam apenas para tratar de doenças, sem autosserviço para que o consumidor pudesse interagir com suas escolhas, foi deixada de lado. As novas lojas que surgem no mercado querem atuar na prevenção, saúde, bem-estar e beleza dos seus consumidores. Para tanto, muitas delas usam o layout a fim de provocar essas sensações e favorecer o ambiente de compras, que se torna mais acolhedor e propício para que se adquira uma lista de consumo muito maior do que a planejada.

“O layout faz com que as compras se tornem mais prazerosas. Que o consumidor tenha vontade de circular pela loja e não fique apenas nos medicamentos, vendo, assim, boas oportunidades nos itens de higiene e beleza. Essa sensação é possível quando a farmácia usa elementos como piso, iluminação, materiais de merchandising e decoração a seu favor”, mostra a coordenadora de cursos de MBA e pós-graduação do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA), Teresa Cristina Zanon.

A diretora da Connect Shopper e especialista em comportamento de compra e shopper, Fátima Merlin, lembra que o objetivo do layout é o de facilitar a decisão de compra em cada etapa da jornada do consumidor, tornando-a ágil e agradável, proporcionando, assim, uma melhor experiência. E para que esses objetivos sejam alcançados com êxito, é fundamental conhecer o perfil dos clientes. “Para se obter o resultado esperado, devem-se desenvolver ações direcionadas ao perfil do público-alvo daquela loja”, lembra.

Foto: Shutterstock

Veja Também

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br