Saiba mais sobre a síndrome de Dress

Doença é potencialmente fatal

A síndrome de Dress é uma reação adversa rara a medicamentos, trata-se de uma doença potencialmente fatal, se não for diagnosticada e tratada a tempo. Autoimune, a síndrome agride os tecidos do corpo que têm componentes semelhantes aos do medicamento ingerido.

Os principais sinais e sintomas são alterações no sangue e nos gânglios. Além disso, podem surgir erupções cutâneas (dermatite, nefrite, pneumonite, serosite), geralmente generalizadas e dolorosas.

“A síndrome de Dress exige tratamento rápido e preciso. A suspensão dos medicamentos e a administração sistêmica de corticoides constituem a base do tratamento”, afirma a médica especialista em alergia e imunologia clínica do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Fanny Dantas de Lima. De acordo com a especialista, também devem ser tomadas medidas de suporte e restabelecimento das funções dos órgãos afetados, através de hidratação e respirador, por exemplo. Não há uma forma de prevenir a doença, mas, se tratada imediata e corretamente, a síndrome pode ser reversível.

Fonte: Globo
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário