Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Notícias Saúde Medicação incorreta estimula super bactérias

Medicação incorreta estimula super bactérias

bacteria 18055
Tratamento adequado é essencial

Se usados de maneira inadequada, os antibióticos acabam provocando uma seleção de bactérias mais resistentes. Isso ocorre, pois aquelas que sobrevivem aos medicamentos podem gerar outras bactérias tão fortes quanto às primeiras. Esse processo, chamado de resistência microbiana, é uma das maiores preocupações de profissionais e autoridades da área de saúde de todo o mundo

Por isso, maior controle sobre o uso de antibióticos tem sido adotado por vários países para evitar que a banalização dos fármacos deixe médicos e pacientes sem opção de tratamento. Uma das medidas é racionalizar o uso e evitar tratamentos errados ou incompletos.

No Brasil, a receita especial em duas vias é obrigatória para a compra dos antibióticos desde 2010. O objetivo é fazer com que o paciente só os use após uma avaliação profissional que defina o tipo e a duração necessários.

O uso incorreto de medicamentos traz outro prejuízo aos pacientes que, sem uma cura completa, poderão voltar a adoecer de forma mais grave no futuro. Esse problema ocorre, por exemplo, quando o paciente não faz o tratamento completo, tomando todas as doses prescritas.

Fonte: Ascom / Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Foto: Shutterstock

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br