Vacinação em farmácias causa polêmica

Clínicas afirmam falta de estrutura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública para recolher sugestões para estabelecer os requisitos mínimos para que farmácias possam oferecer serviço de vacinação. Porém, a ação tem criado polêmica entre as clínicas de vacinação e o varejo.

De um lado, a Associação que representa as clínicas critica a falta de estrutura das farmácias e drogarias. Já os donos dos estabelecimentos alegam que há interesse em ofertar o serviço e que as adaptações podem ser feitas.

A assessoria da Anvisa disse ao A Tarde que, em 2014, a lei 13.021/2014 restringiu a possibilidade de atuação das farmácias neste ramo. Desde então, muitos casos foram parar na justiça.

Após a análise das sugestões recebidas em consulta pública, deverá ser redigido o texto final de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), uma norma com os requisitos para que estabelecimentos de saúde ofereçam a vacinação.

A Anvisa destacou que “a norma atual não se aplica de forma clara às farmácias e drogarias”. Após a análise das sugestões recebidas na consulta pública, deverá ser redigido o texto final de uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), uma norma com os requisitos para que estabelecimentos de saúde possam oferecer vacinação privada.

Fonte: A Tarde

Foto: Shutterstock 

Deixe um comentário