Em Minas, Cimed e Medquímica também registraram expansão
O mercado de medicamentos genéricos no Brasil vive sua melhor fase desde a sua implantação no País, em fevereiro de 2000. Somente no primeiro trimestre deste ano, as vendas cresceram 32% em relação ao mesmo período do ano passado e chegaram a 123,7 milhões de unidades comercializadas. Em faturamento, a alta foi de 37,4% na mesma base de comparação, totalizando R$ 1,7 bilhão.
Segundo uma análise do Diário do Comércio, um dos fatores que impulsionou o setor foi o aumento da renda da população, um dos grandes motores do consumo no País e que também favoreceu a venda de medicamentos genéricos, e a maior divulgação da qualidade desses produtos.
Esses mesmos fatores já vinham influenciando as vendas desde o ano passado. Em 2010, esse mercado cresceu 33,1% com relação ao exercício anterior, índice superior à média de crescimento registrada ao longo da década, que foi de 25% ao ano. A venda de genéricos movimentou R$ 6,2 bilhões em 2010.
De acordo com a Pró Genéricos, os medicamentos da classe já detêm 24,1% do mercado farmacêutico nacional. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou 88 novos medicamentos do tipo. Esse número representa crescimento de 72,5% ante o mesmo período de 2010, quando foram aprovados 51.
| < Anterior | Próximo > |
|---|







