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Pressão nas vendas

Correlatos medidores de pressão
Trabalhar a categoria dos medidores de pressão nas farmácias exige muita competência por parte dos balconistas e dos farmacêuticos

 

Com a RDC 44/09, as farmácias e drogarias buscam aprimorar seu mix de produtos que podem ser vendidos fora do balcão, o que
abre espaço para os medidores de pressão. Esses produtos têm uma rentabilidade muito interessante para as farmácias, com margens bem superiores à dos medicamentos. Além disso, estrategicamente também são essenciais para o ponto de venda, pois os procuram consumidores que se preocupam com o controle da saúde e têm gastos acima da média neste segmento.

A consultora de varejo Silvia Osso lembra que os farmacistas ainda são um pouco reticentes em oferecer ou dar destaque a esse tipo de produto, principalmente nas grandes redes. “Exceto em cidades em que as farmácias oferecem grande parte dos produtos de uso hospitalar”, lembra.

Geralmente, eles estão arrumados próximos a testes e aparelhos para saúde (teste de gravidez, termômetros, inaladores, vaporizadores, esterilizadores, balanças, massageadores); produtos especiais para diabéticos (completa linha de medidores de glicose, tiras para diagnósticos, lancetas, canetas, aplicadores, seringas, agulhas, acessórios para uso de insulinas); ou ainda com acessórios para saúde (abaixador de língua, cortador de comprimidos, agulhas, seringas, garrotes, bolsas térmicas, coletores, duchas higiênicas, produtos para fisioterapia, meias cirúrgicas, cintas, joelheiras, luvas cirúrgicas, dilatador nasal, protetor ocular, limpador de língua).

Mas, para o sócio da Tool Box™ – Métricas de ponto de venda, Rafael D’Andrea, essa relação é um erro. “Esta categoria tem de estar em lugar visível, para que os clientes tenham certo tempo para olhá-la.” Além disso, completa, não deve ocupar muito espaço nas gôndolas, pelo contrário, o especialista acredita que o melhor lugar é nas áreas nobres. Ali, explica D’Andrea, o cliente tem mais tempo e mais chance de olhar o produto.

“Trabalhar a categoria dos medidores de pressão nas farmácias exige muita competência por parte dos balconistas e dos farmacêuticos”,
enfatiza Silvia. No caso dos balconistas, afirma a consultora, estes devem esclarecer o público em geral não apenas sobre as qualidades e vantagens de cada tipo de produto, mas também quanto aos cuidados ao monitorar bem a pressão arterial. Para incentivar as vendas dois aspectos são importantes: o conhecimento ou melhor treinamento sobre os produtos e um trabalho ou campanha de incentivo para suas vendas.

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