Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Outros Correlatos Correlatos 2012 Saúde dos olhos caminha junto com a vitalidade dos negócios

Saúde dos olhos caminha junto com a vitalidade dos negócios

lentes-contato.jpg
Soluções para a limpeza de lentes de contato estão entre os 20 produtos que apresentam maior rentabilidade nas farmácias. Saiba como explorar essa categoria

A praticidade e o conforto das lentes de contato fazem com que esses produtos atinjam cada vez mais adeptos no mercado brasileiro. Segundo dados da Bausch+Lomb, estima-se que 3% da população já utilize esse tipo de produto. E na mesma proporção em que aumenta o número de usuários de lentes de contato, também cresce o uso de soluções específicas para assepsia desses produtos. Aliás, de acordo com dados da empresa, cerca de 50% dos usuários de lentes usam essas soluções dirigidas à assepsia de lentes.

 

A gerente de marcas Contact Lens Care da Alcon Brasil, Cleís Pompeu, afirma que essa é uma categoria bastante promissora.  “Este é um mercado de 3,5 milhões de unidades que cresceu 6% em 2011 e 35% nos últimos seis anos, de acordo com o IMS Health”, revela. “O mercado de soluções vem crescendo significantemente, cerca de dois dígitos  nos últimos cinco anos, praticamente dobrando de tamanho em litros consumidos”, acrescenta o gerente de produto de Vision Care da Bausch+Lomb, Leonardo Vigarinho, salientando que o crescimento dessa categoria se deve ao trabalho de educação conjunto realizado pelas empresas e segmento médico sobre os cuidados na limpeza e assepsia da lente de contato. Isso faz com que os usuários se conscientizem cada vez mais da necessidade e importância de manter esses acessórios sempre higienizados.

Para este ano, e acordo com a Bausch+Lomb, a expectativa é que o segmento de soluções cresça 10%, puxado pelo aumento substancial do número de usuários de lentes de contato. A empresa estima, ainda, que, até o momento, 50% dos usuários de lentes usam soluções dirigidas à assepsia de lentes.

 

Canal farma constitui principal ponto de venda

Dentro das farmácias, as soluções para limpeza de lentes de contato estão entre os itens mais rentáveis, ocupando um lugar bastante expressivo. “O ReNu, por exemplo, chegou a ocupar a 20ª posição no ranking do IMS dos produtos que geram maior rentabilidade”, revela Leonardo Vigarinho. “As soluções multipropósito são as mais vendidas pelo fato de serem as únicas capazes de cumprir todas as etapas de limpeza, desinfecção, remoção de proteínas, hidratação e manutenção”, acrescenta Cleís Pompeu.

As farmácias, junto com os consultórios médicos e lojas especializadas em vendas de óculos e lentes, formam os principais PDVs para esses produtos. “Atualmente podemos inferir que 70% das vendas são feitas nas farmácias e o restante por meio de consultórios médicos”, reforça o gerente de produto de Vision Care da Bausch+Lomb.

 

Valorize a exposição dos produtos para a saúde dos olhos

A primeira regra é expor esses itens na área do autosserviço da farmácia, pois não são medicamentos e sim produtos para saúde, conforme explica o especialista da Bausch. “É importante que a farmácia disponibilize uma área separada para produtos relacionados ao cuidado com a saúde ocular onde, além dos lubrificantes, estejam as soluções para lentes de contato gelatinosas, rígidas, desproteinizantes e estojos para lentes de contato”, descreve.

E lembre-se de não expor esses itens ao lado de soluções fisiológicas, o que pode colocar a saúde do consumidor em risco. “Esses produtos não servem para limpeza e desinfecção das lentes de contato. Eles não contêm agentes desinfetantes e acabam, após abertos, servindo como meio de cultura para o crescimento de fungos e bactérias, os quais podem provocar infecções oculares graves, levando à perda da visão”, alerta Vigarinho, fornecendo outras dicas para acertar na exposição:

• Certifique-se da disponibilidade das soluções nas gôndolas para não perder vendas;

• Distribua as marcas líderes com posicionamento privilegiado na gôndola para que o consumidor possa encontrar, facilmente, o seu produto preferido;

• Disponibilize materiais informativos para o consumidor, mostrando as novidades para assepsia das lentes de contato e reforçando a importância do cuidado especial com esses produtos;

• E esteja com preços expostos na gôndola adequados aos do encarte promocional. Isso evita confusão para o consumidor e agiliza a decisão de compra.

BOXES

Informações importantes para um bom atendimento

1) Diferencie as lentes rígidas das lentes gelatinosas: as rígidas são duras e as gelatinosas são flexíveis e podem ser descartáveis ou anuais. Saiba que existem produtos de limpeza das lentes específicos para cada um desses tipos.

2) As soluções devem sempre ser usadas antes de se utilizar as lentes de contato e após removê-las. Indica-se, ainda, não reutilizar a solução de limpeza de lentes dentro do estojo, sempre a renovando a cada uso.

3) Recomende aos clientes que limpem, semanalmente, o estojo de conservação das lentes com água e sabão e que reservem uma escova exclusivamente para esse fim. A troca dos estojos deve ser feita, no mínimo, a cada três meses.

4) Ainda é muito comum os consumidores utilizarem o soro fisiológico para limpeza das lentes de contato. Entretanto, é importante que as farmácias ressaltem que esses produtos não possuem ação de desinfecção, conservação ou lubrificação das lentes de contato, podendo, ainda, ser uma fonte de contaminação das lentes.

5) Fique atento às novidades. Pacientes com olhos mais sensíveis já podem contar com produtos específicos, com formulação mais suave, para assepsia das lentes. Também surgiram produtos para aqueles que buscam uma hidratação prolongada das lentes, somada a desinfecção, o que faz com que o uso das lentes se torne mais confortável. Além das soluções convencionais de limpeza, existem outras que prometem uma higienização mais profunda.

6) O processo de limpeza, enxágue, desinfecção e remoção das proteínas nas lentes de contato deve ser realizado, diariamente, utilizando-se sempre soluções apropriadas, o que garante a conservação da saúde ocular dos usuários. Sempre seguir as instruções da embalagem.

7) As lentes podem ficar guardadas no estojo por até 30 dias. Após esse período, devem ser limpas e desinfetadas antes de serem usadas novamente.

8) Antes de manusear as lentes, é preciso que os clientes lavem bem as mãos com água e sabão, pois resíduos de sabão, cosméticos, nicotina ou oleosidade podem danificar ou contaminar as lentes de contato. Se possível, devem usar toalha de papel, evitando a retenção de partículas
nas mãos. As unhas devem estar sempre
curtas e limpas.

9) É importante que retirem as lentes de contato antes de nadar ou de entrar  em uma banheira.

10) Seja qual for o produto a ser usado, o ideal é que passem por um oftalmologista antes, que indicará a melhor lente de contato e os produtos ideais para cada paciente.

Fontes: Bausch & Lomb e Alcon.

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br