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Produtos para saúde 2015

Inovação e aposta em novas sensações

Saude1901Sabores e texturas diferenciados trazem um novo ‘motor’ para a categoria, que cresce e consolida a farmácia como principal ponto de venda 

Nos últimos anos, o sortimento de preservativos passou por uma grande evolução, com o objetivo de atender melhor às novas demandas do consumidor. Assim, em média, semestralmente, são apresentados lançamentos de linhas que ganham novos sabores e sensações. 

“A principal tendência do segmento é o investimento, dos grandes players, no desenvolvimento de preservativos mais finos e de materiais diferentes do látex, capazes de aumentar a sensibilidade dos parceiros e oferecer uma sensação mais natural durante o ato sexual”, afirma o gerente de trade marketing da Reckitt Benckiser (RB), detentora da marca Durex, Mariel Graziano.

Além do apelo diferenciado, os produtos também chegam com materiais que podem ser utilizados, sem riscos, por quaisquer usuários. “Os produtos de última geração são desenvolvidos à base de poliuretano e foram desenvolvidos, especialmente, para quem sofre de alergia ao látex”, conta o diretor da Preserv, Alfredo Maluf.

Assim, nos últimos anos, são vários os lançamentos em diversos segmentos. Entre eles, os produtos com efeito prolongado (para retardar a ejaculação); os ultrassensíveis (que proporcionam mais sensibilidade, por ser mais finos); e sabores (que exploram os aromas, como morango, tutti-frutti, entre outros). 

E são justamente as versões mais diferenciadas as responsáveis pela movimentação desse mercado. “A categoria de preservativos vem crescendo em valor, mas não em volume, o que indica o desenvolvimento das versões que têm maior valor agregado, ou seja, que oferecem benefícios ao consumidor que vão além da simples proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da gravidez”, comprova o gerente de trade marketing da linha de produtos de bem-estar sexual da RB, Alexsandro Trajano.

A gerente de marketing da DKT do Brasil, detentora da marca Prudence, Denise Santos, confirma que o mercado de preservativos está relativamente estável em volume nos últimos anos e que as preferências do consumidor são para os produtos inovadores. “O que percebemos é uma migração por parte dos consumidores dos produtos mais básicos (versões clássicas) que são mais baratos, para os produtos com benefícios extras e que são mais caros”, reforça.

E segundo Maluf, as versões mais vendidas são as chamadas ‘preservativos mundiais’, que são aquelas versões que todas as marcas apresentam.

Segundo a gerente de marketing da Blowtex, Carolina Cipolla, o consumidor está habituado a encontrar e comprar preservativos na farmácia. “Por isso, é importante manter o estoque abastecido, especialmente durante o fim de semana, a partir das quintas-feiras, que é quando a demanda aumenta exponencialmente”, aconselha a especialista.


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Modelo de exposição

• A recomendação é para que a categoria de preservativos seja agrupada por marcas e, em seguida, por benefícios.

• Durante a exposição, deve ser criada uma seção dedicada ao universo masculino. 

• É essencial que esses produtos estejam na área  ‘masculina’ da farmácia, próximos de itens como lâminas de barbear, desodorantes e o setor de cuidados para a pele.

• Os planos de exposição devem priorizar as marcas de maior valor agregado aos olhos do consumidor, da esquerda para direita. 

• Uma alternativa para aumentar a rentabilidade é a aposta em ações de cross-merchandising.

• Existe também a possibilidade de realizar promoções de preservativos em conjunto com géis para massagem e lubrificantes. 

• Vale apostar ainda em pontos extras e fazer uso de clip strips, pontas de gôndola ou balcão.

Fontes: Blowtex e DKT do Brasil/Prudence


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